Universo do design

Post Single Page

A ESTAMPARIA E SUA INFLUÊNCIA NO MERCADO DE CONSUMO

Cinthia

In ESTAMPARIA Posted

A estamparia tem seu trono no universo da criação, sua importância vai muito além de cores e elementos, ela agrega valor e personaliza qualquer produto.

 

     As estampas já foram objeto de descaso, tratadas como algo supérfluo, eram parte secundária a ser pensada no produto e que por muitas vezes eram usadas apenas para recuperar processos e cobrir defeitos. No decorrer da história a estamparia vem conquistando seu espaço e escancarando a sua importância não só no mundo da moda, mas nos mais diversos setores da sociedade.

     Embora a estamparia ainda seja usada com a finalidade de cobrir defeitos em um tecido, a sua relevância ultrapassa esses limites. As padronagens de estampas são indispensáveis quando o assunto é agregar valor aos produtos, isso porque envolve o design e a distinção, além de permitir personalizar um produto, ou serviço e ainda criar a identidade de uma marca.

Mas espera, como assim a identidade de uma marca?

     Pare para pensar, sempre tem uma marca que sobressaltará em sua mente quando você pensar em um determinado estilo de estamparia não é verdade. Isso porque é possível expressar a essência de uma marca, ou produto através da estampa e assim então transmitir uma mensagem. Isso sem falar da versatilidade que existe no universo da estamparia e das diversas possibilidades.

     Hoje além da moda, a indústria de eletrodomésticos, móveis, decoração, sapatos e acessórios tem investido intensamente no design de estamparia a fim de diferenciar seus produtos e conquistar o coração dos consumidores.

 

 

     Exemplo notório disso foi à parceria que a grife Dolce & Gabbana, que já é bem conhecida por suas estampas extravagantes, fez com a marca de eletrodomésticos Smeg onde lançaram em Milão em 2016, uma série limitada de 100 geladeiras pintadas à mão por artistas da Sicília.

 

 

 

Outros exemplos de marcas que se renderam ao poder das estampas.

 

 

     Tudo que falamos até agora no quesito da ascendência das estampas foi sem focar na desenvoltura da estamparia na decoração e design de interiores, que notavelmente conquistou o interesse moderno. Parando por aqui já dá para constatar a importância que a estamparia carrega no mercado de consumo hoje. As estampas passaram de um simples detalhe que operava despercebidamente e que por muitas vezes era usado somente no vestuário, a um meio de valorização e diferenciação dos mais diversos produtos e serviços.

     E você ainda achando que era um mercado pequeno e desvalorizado, não?! Então está mais do que na hora de rever os seus conceitos e abrir a sua mente para esse universo encantador.

E se você gostou do texto e ele agregou um pouco mais de conhecimento a sua vida, não deixe de comentar e estar sempre ligadinho nas novas matérias.

0 Comments

Leave a Comment