Universo do design

Post Single Page

18 CARACTERÍSTICAS DE PESSOAS CRIATIVAS

Cinthia

In MODA Posted

Um criativo nunca está satisfeito. Ele busca sempre mais. Um bom exemplo é Santos Dumont, que era especialista em balões de ar, mas não estava satisfeito totalmente com o seu feito e buscou algo maior. Inventou o avião.

-Autor desconhecido

    Existem inúmeros estudos e afirmações de pesquisas como da Universidade Harvard, da Norwegian Business School e  da Universidade de Melbourne, comprovando que as pessoas criativas possuem um cérebro diferente das demais.

    São pessoas que dispõem de ideias originais mesmo na vida cotidiana, são indivíduos mais sensíveis e mais perceptíveis ao mundo que as rodeia. Elas enxergam o universo de uma forma distinta, conseguem ver o mundo além das aparências, ou seja, literalmente conseguem enxergar aquilo que outras pessoas não são capazes.

    Pessoas criativas identificam novas possibilidades em todos os lugares e situações, tem o hábito de indagar tudo no seu íntimo o que causa a busca por sensações, ideias, emoções e situações novas. Não é obrigatório nascer com o dom para ser uma pessoa criativa, embora algumas de fato já nasçam, alguns autores defendem que a criatividade pode ser treinada e desenvolvida. Inclusive, foram feitos estudos que demonstraram que pessoas que vão estudar no exterior aumentam sua habilidade criativa.
    Como nem tudo são flores, algumas análises apontam que pessoas criativas possuem problemas com a sociabilidade, tendem a ter uma estabilidade emocional mais variável e possuírem problemas de rendimento, mesmo sendo altamente criativas. Pesquisas ainda mostram que quanto mais criativo, mais alta é a probabilidade do indivíduo desenvolver doenças mentais.

   Se você vive se perguntando se é, ou, não é criativo mesmo com toda a descrição acima. Então já aviso, somente pessoas criativa conseguirão se identificar com as características que vem a seguir:

 

1. Motivação

Pessoas criativas precisam constantemente de incentivo, por isso gostam de desafios e situações complicadas. Pode até ser inconsciente, mas gostam desses episódios para se instigarem a alcançar seus objetivos. A verdade é que existe a necessidade nessas pessoas de aprender com tarefas difíceis, e assim poder deixar claro as suas ideias e desafios pessoais através de uma atitude motivadora.

 

 

2. Originais

A tendência das pessoas criativas é resistir as regras, pois precisam fazer coisas que outras pessoas jamais fariam, ou fizeram. Geralmente são atraídos pela quebra de princípios e costumes, o que não denota em si um ato de rebeldia, e sim, uma necessidade pessoal de ser diferente dos demais. Isso pode trazer problemas, mas esses indivíduos desafiam os padrões porque eles não os satisfazem.  

 

3. Improváveis

Pessoas criativas se inspiram em horas incertas, a verdade é que ninguém sabe a hora que uma grande ideia vai chegar, e a diferença do criativo é estar pronto para gravar e desenvolver essa ideia. Por isso, são conhecidas por protelarem, mas é porque sabem que em alguma hora a grande ideia vai chegar, sem mais e nem menos, e portanto a esperam.

 

4.Variáveis

Um dia estão apaixonados por suas criações e no outro as odeiam como nunca. Pessoas criativas são inconstantes sobre seus trabalhos, e isso ainda é um mistério. O inverso também é válido, em um dia eles odeiam com todas as forças sua criação, e no outro ficam completamente apaixonados e apreciativos. E claro que não poderia faltar a variação de sentimentos como humildade e orgulho, isso quer dizer que são pessoas sempre dispostas a aprender, entretanto são orgulhosas quando se trata de suas ideias. Vai entender, né?!

 

 

5. Pensam diferente

Pode ser chamado também de inteligência conectiva, ou seja, ter imaginação e inovação. Pessoas criativas possuem uma mente associativa, por isso ganham a fama de sonharem acordados, o que é bom. Segundo Kaufman, sonhar acordado  ajuda a ver além de uma perspectiva limitada, explorando outras formas de pensar. Esses indivíduos têm uma grande imaginação, gostam de estar no meio do caminho entre a realidade e a ficção, gostam de ir além e por causa disso geralmente se imaginam no ponto de vista do outro, e isso estimula o pensamento criativo. Apreciam o contato humano, porém podem se perder em suas imaginações, isso pode acontecer enquanto conversam com um outro “humano”.  Fazer o que?!

 

 

6. Ambiciosos

Gostam de receber atenção e reconhecimento por suas conquistas. Pessoas criativas sentem-se incubidas a serem influentes. Essa característica pode não estar presente em todos os indivíduos criativos, isso porque existem aquelas pessoas que apreciam passar por seus desafios sem demonstrar nada a ninguém.  Entretanto, existem aqueles que precisam de atenção e reconhecimento social para se sentirem bem e também influenciarem outras pessoas.

 

7. Flexíveis

Pessoas criativas veem pontos de vista diferentes de uma mesma coisa, não se contentam com uma única opção. Precisam e gostam ter perspectivas diferentes para as soluções de um problema, por isso geralmente encontram respostas inovadoras

 

8. Persistente

Ser criativo não significa estar imune às falhas e erros, pessoas criativas entendem isso e mesmo que falhem, tentam de novo e recomeçam. Eles não desistem diante de uma rejeição, eles levantam, sacodem a poeira e tentam de novo. Essas pessoas não possuem medo do recomeço, na verdade enxergam isso como uma oportunidade de fazer de um jeito melhor.

 

9. Arriscam

Muitas das pessoas criativas são motivadas por riscos, isso porque a criatividade é o ato de criar algo a partir do nada, do incerto. O que significa ter coragem de expor suas apostas de imaginação, ou seja, não é tarefa para os tímidos ou medrosos. São indivíduos que buscam oportunidades diferentes e de auto-expressão no seu dia a dia.  

 

 

10. Se perdem

Nada é mais prazeroso para pessoas criativas do que criar algo que realmente importa, por isso esquecem de comer, beber e até dormir quando as ideias fluem em sua mente. Elas entram em um “estado de fluxo”, onde ultrapassam a exploração de pensamentos conscientes, alcançam um estado mais aguçado de concentração e calma sem precisar fazer esforço. Isso ocorre quando ela está desempenhando uma atividade que gosta e que a desafia.

 

 

11. Entediados

Conhecidos por se entediarem facilmente, pessoas criativas precisam de estímulos constantemente para se manterem ativos, alertas e interessados. Por isso em algumas situações se torna muito difícil prestar atenção em algo, ficam inquietos, irritados e angustiados. A monotonia e a rotina são coisas com as quais um criativo nunca se dará bem.

 

12. Observadores

Enxergam o mundo com os olhos de uma criança, ou seja, com os olhos curiosos de uma criança. Pessoas criativas possuem uma natureza perspicaz, observadora e curiosa sobre a vida, o mundo e a natureza humana. Elas veem oportunidades em todas as partes, qualquer coisa pode servir de inspiração, por isso estão sempre atentas aos mínimos detalhes e a partir deles geram novas ideias. Para essas pessoas a frase “nada se perde” é um lema de vida, registrar tudo que se vê ao redor cria fragmentos e montagens que farão sentido só para elas, no caso, o criativo.

 

 

 

13. Experimentadores

As pessoas criativas possuem uma curiosidade insaciável, estão sempre à procura de novas experiências e de novas formas de se expressarem. A busca por novidades nunca param no universo desse indivíduo, mesmo envelhecendo a curiosidade sobre a vida nunca acaba, procuram então sensações, experimentações e novos estados de espírito. Essa abertura e busca por novas experiências é um forte indicativo para criatividade, pois é a busca por emoções, sentimentos, fantasias, e é a exploração cognitiva do mundo.

 

 

14. Aproveitam a solidão

Separam um tempo para si, pessoas criativas usam a solitude de maneira construtiva. Elas não tem medo de ficarem sozinhas, pois sabem que o monólogo interior denota qualidade. Uma vez que é refletir sobre si mesmo, é sonhar acordado, é permitir a mente viajar, é se conhecer e no fim  tirar disso tudo a melhor ideia para produzir um trabalho, ou corrigir seus erros.

 

15. Detestam números

Pessoas criativas gostam mesmo é de ligar os pontos, enxergar possibilidades onde outros não poderiam descobrir, ou seja, ter a visão de conectar coisas que outros nunca pensariam dar certo. São pessoas que gostam de imaginar e não de calcular, definitivamente elas não gostam de números. Então nunca obrigue uma pessoa criativa a estudar matemática.

 

 

16. Baixa sociabilidade

São críticas e encontram defeitos e falhas nas personalidades e ideias das outras pessoas. Pessoas criativas costumam ser exigentes consigo mesma e com os outros, e por isso são muito determinadas e sensíveis ao mesmo tempo. Tudo isso acaba criando períodos de isolamento e reflexão pessoal, alimentados por pensamentos de não receberem atenção suficiente, não serem compreendidos, ou que o mundo vai por um caminho diferente do que eles acham certo. Então, cabe ao criativo saber canalizar e controlar suas emoções complexas para que não os traga problemas e possam viver com tranquilidade e felicidade.

 

17. Baixa estabilidade emocional

Falamos anteriormente sobre a grande variabilidade de um criativo, pois bem, pessoas criativas oscilam em momentos de inspiração e certezas, entre insegurança, incompreensão e falta de confiança em si mesmo. Balançam entre dias de glória e otimismo, a tempos de decaídas e negativismo, ou seja, a variação de humor é frequente. Tudo causado pelo aglomerado de emoções, por isso mais uma vez cabe a mente criativa controlar e cuidar para isso não a prejudique.

 

18. Questionados pelo seu trabalho

Pessoas criativas sempre escutam que devem arrumar um trabalho de verdade. Isso porque elas não se animam com trabalhos convencionais, suas rotinas e padrões. Buscam algo novo, diferente, desafiador e encontram isso em trabalhos que não são tradicionais, e claro que os familiares e amigos mais “clássicos” vão querer dar pitacos.

 

 

    Se identificou, achou legal? Então não deixe de compartilhar, comentar, de se expressar.

2 Comments

Leave a Comment

  • Debora
    24/05/2018 at 00:41

    Olá nossa nunca me identifiquei tanto com essas característica, minha personalidade e desse modo todos me revelaram coisas que acontecem no meu cotidiano. Espero poder ter uma visão melhor do lado negativo sobre mim . Adorei

  • Cínthia Ribeiro
    15/06/2018 at 20:14

    <3