Universo do design

Post Single Page

4 dicas para criação de estampas no Phostoshop

Cinthia

In Design, ESTAMPARIA Posted

Com a abertura do mercado para os profissionais de designer gráfico e designer de estamparia, a procura pela especialização e conhecimento nas estampas no photoshop aumentou muito. Não podemos dizer que existem poucos profissionais, mas sim que existem poucos profissionais realmente preparados e qualificados

Então preparamos 4 dicas para te ajudar a se preparar para criar estampas no photoshop, e também pensar fora da caixinha para se destacar:

 

I – DOMÍNIO DAS FERRAMENTAS E TÉCNICAS

Você não precisa ser formado em designer gráfico para ser um profissional nessa área. Antigamente era uma exigência, porém hoje o leque de cursos se abriu bastante.

Entretanto o domínio das técnicas é necessário e isso é algo já óbvio, mas muitas pessoas que se especializam em criar estampas no photoshop, ou em afins, se retém a um método específico de algum professor, ficando assim preso dentro de um passo a passo ordenado e acabam não conseguindo desenvolver suas técnicas próprias, o que é uma desvantagem no mercado.

A melhor alternativa é procurar cursos e pessoas que te ensinem o conhecimento das capacidades e ações de cada ferramenta, isso sim é indispensável. Dessa forma você será capaz de explorar as possibilidades na hora de criar estampas no photoshop e assim poder  desenvolver novas técnicas e até mesmo explorar seu lado autoral.

 

 

 

II – TRATAR E AJUSTAR OS ELEMENTOS/MOTIVOS DA SUA ESTAMPA

Tudo bem você não saber desenhar perfeitamente, mas você pode aproveitar a sua técnica, ou característica de desenho para deixar sua estampa no photoshop com uma identidade única, claro, isso na criação autoral. Nos casos de estampas com briefing você deve seguir o que está nas recomendações, nesse caso você contrata um ilustrador, ou compra essas imagens prontas.

Agora, se você domina o desenho deve usá-los, porém não adianta ter um desenho lindo no papel e não saber prepará-lo para a composição das suas estampas no photoshop, sem saber manipular a sua imagem a sua estampa pode ficar linda, mas sem a pegada profissional.

 

 

 

III – RAPPORT

Outra coisa que completa o nível de importância é o  módulo de repetição, ou o rapport. Para desenvolver estampas no photoshop é indispensável dominar as técnicas de criar os módulos de encaixe contínuo, uma vez que é o tipo de estampa mais usada no mercado.

A estampa localizada também tem a sua mega importância, porém quando o assunto é  grande escala e diversidade de aplicação em produtos, a estampa contínua vence, e para atender a essa necessidade o designer precisa estar bem preparado na matéria de dominar diversas técnicas para criar um rapport.

Várias? Sim, quando o assunto é estampas no photoshop existem variadas técnicas espalhadas por aí, muitas são complicadas e não tão assertivas. É necessário filtrar as técnicas realmente produtivas e dominá-las. Sabendo que cada pessoa tem uma forma de trabalhar, é importante aprender diferentes jeitos para que cada um escolha o que melhor se aqueda a sua proposta, ou trabalho. Também serve pra que você não fique perdido ao trabalhar em uma empresa que tem um processo diferente do seu.

 

 

IV – COMPOSIÇÃO

Tem muita gente que pensa que o rapport é a parte mais importante para se dominar, não gosto de dizer isso, mas preciso frustar esse pensamento. O mais importante para ser um bom designer na criação de estampas no photoshop é saber criar uma composição que seja harmônica, que dê prazer, transmita boas sensações e sentimentos quando olhamos para ela. Seja através dos elementos, seja através das cores, da assimetria, espaçamento e vários outros fatores, seja qual for a composição da sua estampa no photoshop, ou em outro software precisa ter boas proporções e equilibro.

 

 

Claro, tem várias outras dicas e ‘truques’ para que você possa se aperfeiçoar nessa área profissional e criar suas estampas no photoshop.

Entretanto o primeiro passo é escolher bem quem irá te ensinar tudo e te guiar para esse universo, pois como já falamos anteriormente, se feito com a pessoa errada você fica engessado em um passo a passo vazio. Por isso, que a Crioteka criou uma metodologia especialmente voltada para quebrar essas barreiras entregando o conhecimento necessário de uma forma clara e descomplicada, para que o aluno tenha liberdade para criar sua própria identidade.

Gostou, que aprender muito mais, clica aqui para o photoshop, e aqui para o illustrator que coisa boa tem demais.

0 Comments

Leave a Comment